top of page
Buscar
  • webelosocial

Jomateleno Fala Sobre o Seu Comprometimento Social


Nasci em berço pobre, sobrevivi e estudei com muitas dificuldades, sempre senti na pele os reflexos da exclusão, engraxei sapatos, fiz carretos nas feiras, comecei a trabalhar com 8 anos, para cursar faculdade fui obrigado a dirigir o ônibus que levava os alunos, com o salário que recebi custeei os meus estudos.


Eu posso falar o que é a exclusão social por conhecimento próprio, tornei-me técnico em contabilidade, advogado, corretor de imóvel, diretor de auto-escola, cursei também economia e administração de empresa, projetei-me na vida como empresário dono do Grupo Jomateleno composto de Construtora, Loteadora, Empresa de Marketing, Imobiliárias, Acessória Jurídica e Empresarial dentre outras e nunca abandonei o meu comprometimento em prol de um social mais justo.


Sempre combati a desigualdade social de forma isolada, no entanto, em 1.985 após convite, resolvi integrar a primeira Instituição Social que foi a Associação dos Advogados da Freguesia do Ó. Imbuído de latente desejo de ajudar pessoas logo fiquei frustrado ao perceber que as reuniões ocorriam apenas para comer pizzas e não para falar sobre problemas sociais e soluções que poderíamos criar para amenizá-los. Em ato continuo passei a freqüentar a Associação dos Advogados da Lapa e aí mais uma vez frustrado fiquei, já que a única alteração significativa que notei foi “o local onde passei a comer as mesmas pizzas”, já que os assuntos eram os mesmos.


Em 1990 após um casamento frustrado, que fora projetado em um namoro sólido de 07 anos e durou menos de 48Hs, resolvi estudar melhor o comportamento do ser humano, sua origem, suas bases, sua estrutura e suas perspectivas.


Passei então a reunir-me com Psicólogos, Assistentes Sociais, Bombeiros, Advogados, Sexólogos, Esteticistas, Médicos, Enfermeiros, Teólogos e Sociólogos, objetivando buscar a solução para a extinção dá Instituição mais importante a nível mundial, que é o casamento, célula mater da sociedade.


Na época estudei 685 livros voltados a este tema, participei de muitas reuniões, palestras, cursos e ingressei na faculdade de psicologia e concluí que para tudo que se faz nesta vida é necessário estar preparado e habilitado, menos para assumir o cargo mais importante que possa existir que é o de marido e pai, esposa e mãe, ou seja, o casamento, a família.


Prosseguindo nos estudos e com o grupo de trabalho composto pelos profissionais acima descritos, desenvolvemos o que inicialmente batizamos de Curso X e posteriormente de Cursos Vivenciais, a serem ministrados a todo tipo de cidadãos com idade superior a 16 (dezesseis) anos, independente do grau de instrução com módulos de 16hs em cada matéria distribuídos em 4 aulas de 4 horas, ministradas 1 dia por semana.


As matérias são Direito, Medicina, Primeiros Socorros, Vocações e Aptidões, Administração Conjunta do Lar, Psicologia, Sexológia, Crenças, Estética Corporal, Lógicas, Política, Etiquetas e Comportamento. .


Frustrado com os objetivos sociais das Associações dos Advogados da Freguesia e da Lapa, criei a Associação dos Advogados de Pirituba e ai sim ingressei com todas as minhas forças, em um trabalho social de grande vulto, a ponto de ministrar mais de 100 mil cursos profissionalizantes e vivenciais totalmente grátis a comunidade carente. O trabalho cresceu tanto e obteve resultados tão brilhantes que chegamos a firmar convênio com a FEBEM e o estendemos a todas as unidades do Estado de São Paulo.

Neste período também passei a acreditar que a Ordem dos Advogados do Brasil, congeminava dos mesmos ideais, porém logo vim descobrir que aquilo que lia nos boletim informativos, não era uma realidade, já que não teve Instituição que mais atrapalhasse a projeção de minhas investidas em prol de um social mais justo do que a OAB/SP.


Cansado de acreditar em ONGs famosas como no caso a Fundação Ayrton Senna, que fica em Londres e também não mais acreditando na seriedade do Governo nas esferas Legislativa e Executiva, criei o Instituto Ponto de Equilibrio – Elo Social Brasil, Instituição a qual não realiza qualquer tipo de convênio ou parceria com Órgãos Governamentais nem com instituições que recebam qualquer tipo de verba governamental para manutenção de suas atividades sociais, sendo assim a Instituição criada é auto-sustentada.


Visando combater a omissão e corrupção, criei a DOE – Delegacia de Operações Especiais – Do Elo Social Brasil, devidamente aprovada na Controladoria Geral da União, reconhecida na Câmara dos Deputados Federais e em todos os Estados da Federação Brasileira, através da qual se exerce a fiscalização de todos os funcionários públicos do país, o que é feito através de Inquérito Social e Representação junto ao órgão hierarquicamente superior.

Os projetos sociais do Instituto Ponto de Equilibrio – Elo Social Brasil, criado e presidido por mim, estão sendo implantados em todos os Estados da Federação Brasileira.

16 visualizações0 comentário
bottom of page